top of page
Banner1.png

CONSULTORIA E AGENDAS DE IMPLEMENTAÇÃO

Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Corporativa

O conceito do ESG sobre o meio ambiente se concentra no esforço da empresa para reduzir sua pegada ambiental. Essa área de trabalho pode abrigar uma variedade de atividades, como a gestão de resíduos, a redução do consumo de recursos naturais, a redução das emissões de CO2 ou até mesmo a difusão de educação ambiental. Isso é suficiente para que os stakeholders entendam o compromisso da empresa com os efeitos ambientais.

O pilar da responsabilidade social, assim como o conceito de meio ambiente, está relacionado aos benefícios que uma empresa faz para a sociedade e seu ambiente. As empresas que são socialmente responsáveis sabem o que fazem e o que fazem para melhorar o entorno e a sociedade em geral. As ações voltadas à responsabilidade social podem incluir apoiar a educação pública, promover a diversidade e a inclusão social, investir na saúde e segurança dos stakeholders ou até mesmo promover causas sociais.

Um dos três pilares do ESG pode ser o tema da Governança Corporativa. Desde os anos 1980, as grandes empresas têm usado a governança corporativa para impedir que sejam administradas de forma ineficaz ou abusiva. Vários assuntos permeiam a governança corporativa, mas quatro são os mais importantes: equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa.

Se quisermos avaliar as vantagens das agendas ESG, temos os motivos mais diversos para implementá-las imediatamente dentro das empresas. Essas agendas geram resultados de longo prazo e podem ajudar as empresas que hoje lucram por lucro a se transformarem em empresas que lucram com propósito e responsabilidade. Elas podem ajudar essas empresas a atrair investimentos, obter melhores aportes financeiros ou até mesmo otimizar a gestão empresarial.

A questão mais complexa, e o maior desafio para a maior parte das empresas nessa implementação, se refere às demandas "Ocultas" em vez das demandas visíveis, que são hoje as maiores frentes de trabalho no ESG da mídia: ações de inclusão social, esforços para frear a mudança climática, medidas para reduzir os recursos nocivos e outras atividades que estão no centro das atenções da mídia.

Para alterar esse quadro, se faz necessário o estabelecimento de medidas claras e que realmente atendam os temas mais importantes para implementação, monitoramento e controle das agendas: 


 

FASES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA AGENDA ESG

CICLO_AGENDA.png

Sustentabilidade corporativa é mais maturidade do que ambientalismo!

Uma maneira de ver a Sustentabilidade Corporativa é possuir um plano de gestão que combina três objetivos principais: ambiental, social e econômico.

Essa implementação é difícil e requer a criação de atividades internas em toda a organização.

No entanto, o primeiro ponto a ser avaliado é a condição de maturidade da gestão empresarial relacionada aos assuntos para fazer planos para o futuro. Essa maturidade corporativa é dividida em cinco etapas e todas elas devem ser cumpridas para que os projetos de melhoria sejam executados com mais eficiência.

QUER SABER MAIS?
ENTRE EM CONTATO PARA CONHECER TUDO SOBRE ESG.

Consultores especialistas lhe darão todo o apoio necessário.

Fone: 11 4485-0215

email: comercial@1a1projetos.com.br

WhatsApp: 551144850215

bottom of page